sexta-feira, 18 de julho de 2014

DESENVOLVENDO PLANO DE AÇÃO DO NEJA-2014

PLANO DE AÇÃO NEJA 2014 DIRETORA: MARIA SOARES ARAÚJO LUCENA COORDENADORA: AURISSÂNGELA ALVES LUCENA MELO PLANO DE AÇÃO - 2014 ESCOLA: NEJA - FRANCISCO RIBEIRO DA COSTA LOCALIDADE: SEDE DIRETOR (A): MARIA SOARES ARAÚJO LUCENA TURMA: EJA PRESENCIAL/SEMIPRESENCIAL AÇÕES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS OBJETIVOS ESTRATÉGIAS DATA RECURSOS RESPONSÁVEL POR CADA AÇÃO - Diagnóstico da realidade dos alunos do NEJA. - Identificar os alunos faltosos e desistentes. - Sondagem através dos arquivos; -Registro em planilhas. - 1ª semana de cada mês - Humanos, multimídia e fichas dos arquivos. Weranice Alves e Edna Anastácia -Projeto Volta as Aulas -Traçar objetivos de estudo, conhecendo direitos e deveres de aluno, professores e demais funcionários da escola. -Reunião de pais ou responsáveis, -Apresentação do professor e colegas; Leitura do Regimento da escola; Conversa sobre o funcionamento da escola; Atividades diversificadas. -Duas primeiras semana de aulas. -Humano; -Audiovisual; -didático Maria Soares Araújo Lucena, Núcleo Gestor e professores Projeto Diretor de Turma -Oportunizar a construção de uma escola que eduque a razão e a emoção, a partir da desmassificação do ensino, visando garantir a permanência, o sucesso e a formação do cidadão. -Dossiê do professor Diretor de turma; *Reuniões diagnosticas-conselho de turma; *Reunião bimestral-conselho de turma; *Reunião de pais e mestres; *Registro de ocorrências diversas na escola; *Formação cidadã; *Estudo orientado; *Registro de avaliações; *Projetos da turma, etc. 03/03/2014 a 19/12/2014 Humano; -Audiovisual; -didático Iranir Altina de Lima, professores e Núcleo Gestor. -Atividades de reforço escolar. -Intensificar aulas diversificadas para alunos com dificuldades de aprendizagem. -Realizar um projeto de reforço para alunos com mais dificuldades no ensino aprendizagem e distorção serie idade. 03/03/2014 a 19/12/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático Meirislândia Alves da Silva e Cristiana Vieira de Araújo -Problemas de distorção idade-série; -Ação motivacional (NEJA - EJA) - Elevar a autoestima dos alunos; - Motivar os alunos a retornarem seus estudos. -Desenvolver atividade de motivação para permanência e sucesso na aprendizagem com diálogo com pais e alunos, aulas e oficinas diversificadas enfocando temas significativos. -Divulgação na rádio e entrega de convites; Palestra com Psicólogo. -Palestra com alunos que estudaram no sistema de EJA. 19/05/2014 a 28/11/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático Maria Soares Araújo Lucena, Núcleo Gestor e professores - Programa de acompanhamento especial para estudantes com dificuldade de aprendizagem.(Projeto Luz do Saber-presencial) -Intensificar a aprendizagem discente com acompanhamento intensivo dos mesmos; -Implementar práticas de acompanhamento através de visitas domiciliares para motivação da importância do estudo para a vida, e incentivo intenso através de aulas significativas. 03/02/2014 a 19/12/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático Cristiana Vieira de Araújo e Meirislândia Alves da Silva. Núcleo Gestor e professores -Projeto que incentive a permanência dos estudantes, desestimulando o abandono.(presencial/semi-presencial) -Incentivar a volta dos alunos faltosos e desistentes ao NEJA, informando à comunidade as ações desenvolvidas pelo Núcleo. -Desenvolver campanhas de mobilização com visitas domiciliares e contatos por meio de telefone, ofícios e incentivo de participação em exames externos e internos, ENEM, ENCEJA, OBMEP, OCEQ. 03/02/2014 a 19/12/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático Francisca Selma de Jesus, Núcleo Gestor e professores. -Elaboração ou revisão das diretrizes curriculares, considerando os resultados das avaliações dos estudantes. -Melhorar os resultados das avaliações, bem como o processo de ensino aprendizagem. -Implementar currículo do Núcleo de forma a atender as diversas formas de expressões de conhecimento das diversas áreas, buscando apoio e orientação junto a Superintendente da EJA da SEMUQ. 19/05/2014 a 28/11/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático Aurissangela Alves de Lucena Melo, Núcleo Gestor e professores. -Implementação das diretrizes curriculares, considerando a formação básica, as dimensões da vida cidadã e a constituição das identidades dos estudantes. -Garantir o cumprimento das diretrizes curriculares em todas as turmas. -Promover atividades de Educação cidadã, enfocando temas como direitos humanos, valores, saúde, meio ambiente, etc. 19/05/2014 a 28/11/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático Iranir Altina de Lima, Núcleo Gestor e professores - Avaliação diagnóstica no início de cada etapa de ensino. -Garantir a aprendizagem satisfatória em todas as áreas do conhecimento. -Elaborar práticas de avaliações diagnósticas através de instrumentais e registros onde o próprio aluno tenha a oportunidade de se auto avaliar. 03/02/2014 a 28/11/2014 -Humano; -didático Maria Weranice Alves da Silva, Núcleo Gestor e professores - Reuniões periódicas de planejamento, monitoramento e avaliação. -Garantir ao corpo docente encontros pedagógicos para planejar, estudar o Regimento, PPP(Projeto Politico Pedagógico) para melhor aplica-lo no cotidiano da escola. -Realizar vários encontros de estudo do Regimento, PPP e tomada de decisões de prioridades, e avaliações para melhor desenvolver o processo de ensino e aprendizagem; 03/02/2014 a 19/12/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático Aurissangela Alves de Lucena Melo, Martinez Ferreira de Lima, Núcleo Gestor e professores. -Mecanismos que garantam a participação dos diversos segmentos da comunidade escolar em decisões coletivas. - Estimular a participação da comunidade escolar em todos os encontros da escola, planejamentos pedagógicos, administrativos e financeiros decidindo e avaliando o melhor para a aprendizagem dos alunos. -Desenvolver práticas de reunião, debates, estudos coletivos para tomada de decisões, avaliações e desenvolvimento de atividades que envolvem toda a comunidade escolar para levar o conhecimento a todos. 03/02/2014 a 19/12/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático Maria Jose da Silva, Núcleo Gestor e professores -Gincanas Interativas -Estimular a participação de todos os alunos nas atividades culturais e científicas aproveitando habilidades dos alunos e levando-os novos conhecimentos. -Desenvolver práticas de gincanas interativas, e demais atividades que possibilitem a integração e cooperação entre alunos com aprendizagens heterogêneas. 03/02/2014 a 19/12/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático Valdenisse Felipe da Silva, Núcleo Gestor e professores -Atendimento e cuidado oftalmológico aos estudantes -Sanar problemas oftalmológicos que dificulte a aprendizagem dos alunos. -Realizar prática de parceria para realização de teste de Esnelen junto aos profissionais da Saúde. 19/05/2014 a 28/11/2014 -Humano; -Audiovisual Edna Anastácia Alves de Lima, Meirislândia Alves da Silva. Núcleo Gestor e professores. -Avaliações e cuidados do estado de saúde bucal dos estudantes. -Sanar problemas odontológicos que dificulte o ensino e aprendizagem dos alunos. -Realizar avaliações com profissionais da Saúde aos alunos com problemas bucais, buscando parcerias com a Secretaria de Saúde e Educação para aplicação de flúor e distribuição de escovas dentárias. 05/05/2014 a 19/12/2014 Humano; -Audiovisual Iranir Altina de Lima, Meirislândia Alves da Silva. Núcleo Gestor e professores. -Atividade de parceria junto a secretaria de saúde e nutricionista para elaboração de um cardápio que atenda as necessidades dos educandos. -Sanar problemas nutricionais que venham a dificultar a aprendizagem dos alunos. -Desenvolver atividade de parceria junto a secretaria de saúde e nutricionista para elaboração de um cardápio que atenda as necessidades dos educandos. 19/05/2014 a 28/11/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático Francisca Selma de Jesus -Palestra de motivação e informação sobre os direitos de alunos especiais a inclusão na sala regular -Levar ao conhecimento de toda a comunidade escolar os direitos de alunos especiais ao ensino regular com qualidade. -Realizar palestra de motivação e informação sobre os direitos de alunos especiais a inclusão na sala regular, buscando subsídios que facilitam a aprendizagem satisfatória sem excluí-los do processo. 19/05/2014 a 19/12/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático Maria Soares Araújo Lucena, Núcleo Gestor e professores. - Palestra (temas variados) alunos da EJA e Comunidade escolar. -Resgatar valores sociais e conscientização para o bem estar de todos; -Explanações de temas relevantes para a saúde física, mental e intelectual, bem como, para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Bimestral -Humanos; -didático; -Audiovisual. -Meirislândia Alves da Silva, Núcleo Gestor e professores. Projeto de leitura/cálculo (sistema presencial) -Estimular o gosto pela leitura e desenvolver o raciocínio lógico; -Realizar oficinas de cálculo e leitura através vídeos, de jogos, desafios, dinâmicas, gincanas, contação de estórias, o Soletrando, etc. Março a dezembro -Humano; -Audiovisual; -didático. Meirislândia Alves da Silva/Fabiano Freitas Lopes, Núcleo Gestor e professores Trabalho de incentivo a participar do ENCCEJA -Motivar o aluno a participação no Exame de certificação da Educação de Jovens e Adultos; -Diagnóstico dos alunos do Núcleo que poderiam participar; -Divulgação sobre o exame para todas as escolas através de ofícios, panfletos, mídias, etc; -Mobilização pessoalmente com alunos do Núcleo do sistema presencial e semipresencial e pessoas da comunidade; -Mobilização via telefone; -Realização das inscrições dos alunos; -Acompanhamento no dia da prova. Abril/maio -Humano; -Audiovisual; -didático Maria Soares Araújo Lucena, Núcleo Gestor, professores e técnicos. Aulões em todas as áreas para o ENCCEJA -Preparar alunos da EJA presencial semipresencial e alunos de outras escolas para o ENCCEJA. -Organização de material para preparação dos alunos para o ENCCEJA em todas as áreas do conhecimento de acordo com as matrizes do MEC, simulados, apostilhas, aulas expositivas através de slides esquematizados, vídeos, etc. Abril/maio -Humano; -Audiovisual; -didático Aurissângela Alves Lucena Melo, Núcleo Gestor e professores. Trabalho de incentivo a participar do ENEM -Motivar o aluno a participação no Exame Nacional do Ensino Médio. -Diagnóstico dos alunos do Núcleo que poderiam participar; -Divulgação sobre o exame para todos os alunos matriculados no Núcleo; -Mobilização pessoalmente com alunos do Núcleo do sistema semipresencial; -Mobilização via telefone; -Realização das inscrições dos alunos; Maio a novembro -Humano; -Audiovisual; -didático Marileide Alves da Silva, Núcleo Gestor e Professores.. Aulões em todas as áreas para o ENEM -Preparar alunos da EJA presencial e semipresencial para o Exame Nacional do Ensino Médio. -Organização de material para preparação dos alunos para o ENEM em todas as áreas do conhecimento, simulados, apostilhas, aulas expositivas através de slides esquematizados, vídeos, etc. Maio a novembro -Humano; -Audiovisual; -didático Francisco Roberto Viana, Aurissângela Alves Lucena Melo, Núcleo Gestor, professores e técnicos. Trabalho de incentivo á participação na OBMEP/OCEQ -Motivar o aluno a participação na OBMEP/OCEQ, -Diagnóstico dos alunos do Núcleo que poderiam participar; -Mobilização e incentivo nas salas através do diálogo. Maio/setembro-OBMEP Agosto/novembro-OCEQ -Humano; -Audiovisual; -didático OBMEP-Fabiano Freitas OCEQ-Iranir/Valdenisse Núcleo Gestor Aulões para preparação da OBMEP/OCEQ -Preparar alunos da EJA presencial para a OBMEP/OCEQ. -Preparação de oficinas em todas as áreas do conhecimento; -Aplicação de simulados; -Incentivos através de premiações, brindes, etc. Maio/setembro-OBMEP Agosto/novembro-OCEQ -Humano; -Audiovisual; -didático Aurissângela Alves Lucena Melo, Núcleo Gestor, professores e técnicos. Divulgação dos resultados dos alunos bem sucedidos nos exames externos e internos -Elevar a autoestima do aluno e motivá-lo a participar dos exames internos e externos da EJA. -Exibição através de painéis com fotos expostas no mural do Núcleo; -Divulgação através da mídia; Premiações de medalhas para alunos presencial e semipresencial. Março a dezembro -Humano; -Audiovisual; -didático Cristiana Vieira Araújo,Maria de Fátima Gomes Lima Rodrigues, Núcleo Gestor e professores. Aulão de revisão das disciplinas críticas-presencial (LP/MT) -Sanar as dificuldades mais críticas dos alunos em português e matemática. -Diagnóstico dos alunos com dificuldades do Núcleo que poderiam participar; -Mobilização e incentivo nas salas através do diálogo. -Desafios, soletrando, tabuando, passe e repasse e situações problemas; -Leitura e produção de textos a partir de imagens; -Simulados de provinhas Brasil/ SPAECE. -Intensificar o projeto Luz do Saber. Bimestral -Humano; -Audiovisual; -didático Iranir Altina de Lima, Fabiano Freitas Lopes. Projeto Família na escola -Integrar família e escola na busca do conhecimento significativo para a vida escolar, familiar, profissional e social. Promover intercâmbio ativo entre família e escola. -Encontros com famílias, através de reuniões e eventos promovidos pela escola; -Palestra – Temas diversificados; -Oficinas sobre artesanato, teatro, pintura, entre outras; -Campeonato de jogos com a participação da família; -Exposição de trabalhos realizados sobre família. Março a dezembro -Humano; -Audiovisual; -didático Francisca Selma de Jesus, Núcleo Gestor e professores. Acompanhamento de sala de aula -Monitorar e diagnosticar dificuldades dos alunos nas áreas do conhecimento para possíveis intervenções, levando sugestões de atividades que sanem essas dificuldades. -Reciclar docentes com atividades variadas de acordo com a realidade da sala de aula. -Diagnóstico da turma com instrumental em todas as áreas do conhecimento para possíveis intervenções; -Diagnóstico de observação de regência de sala de aula para possíveis intervenções; -Sugestões de atividades nas diversas áreas do conhecimento para professores. Março a dezembro -Humano; -Audiovisual; -didático Aurissângela Alves Lucena Melo. Divulgação e incentivo aos alunos Para utilização dos Programas Estaduais e federais De acesso ao ensino Superior -Motivar alunos inscritos no ENEM a inscrever-se nos programas de acesso ao Ensino Superior (PROUNI, SISU, FIES, etc.) -Divulgar e informar os programas do governo (SISU, PROUNI FIES) que beneficiam os alunos inscritos no ENEM; Após resultado do ENEM -Humano; -Audiovisual; -didático Régia Cristina Vieira Nascimento, Núcleo Gestor e professores. Programa de Educação contra a exploração do trabalho da criança e adolescente(- Divulgação do Projeto Peteca para todos os alunos e Comunidade escolar do NEJA) -Intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente. - Apresentação do programa através de slides; -Reflexão e debate; -Painel ilustrado com o tema do projeto; -Produção de texto a partir do vídeo “Cadê Rosinha?”-produção artística: paródia e desenhos artísticos. - 14/04/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático Aurissângela e professores. Programa de Educação contra a exploração do trabalho da criança e adolescente - Apresentação da legislação sobre o trabalho infantil doméstico. -Intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil doméstico. -Exibição de vídeo, “Vida Maria”; - Leitura e reflexão sobre a lei do trabalho infantil doméstico. 22/04/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático -Iranir/núcleo gestor e professores. Programa de Educação contra a exploração do trabalho da criança e adolescente - Estudo de gráficos sobre o trabalho infantil no Brasil. -Intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente. - Apresentação de gráficos; -Pesquisa na comunidade sobre trabalho infantil; -Confecção de cartazes. -06/05/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático -Valdenisse/núcleo gestor e professores. Programa de Educação contra a exploração do trabalho da criança e adolescente –Combate ao trabalho infantil. -Intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente. -Palestra com Assistente Social – “Trabalho, o que pode e o que não pode”; -Teatro; contos e poesias de cordel 10/06/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático -Maria Soares/Iranir e professores Programa de Educação contra a exploração do trabalho da criança e adolescente – Palestra sobre o enfrentamento à violência sexual. Intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à proteção a criança e adolescente contra à violência sexual. -Profissionais da saúde.(psicóloga/); -Atividades sobre DSTS,; -Painel com notícias sobre violência sexual contra crianças e adolescentes; -Os cuidados com as mídias para crianças e adolescentes. - 18/05/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático -Maria Soares e Cristiane/professores Programa de Educação contra a exploração do trabalho da criança e adolescente – Avaliação de atividades desenvolvidas pelos alunos e encaminhamento à SEMUQ Culminância do projeto sobre trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente. -Formação de equipe de professores para avaliação. -2ª quinzena de junho -Humano; -didático. - Aurissângela e professores. Programa de Educação contra a exploração do trabalho da criança e adolescente – ECA Intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente. - Apresentação do Estatuto da criança e do adolescente; - Participação do Conselho Tutelar e pais de alunos/alunos. -Produção textual- “Direitos e deveres da criança e adolescente” - 17/07/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático -Aurissângela/ Maria Soares e professores. Programa de Educação contra a exploração do trabalho da criança e adolescente – Independência do Brasil Intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente. -Retrospectiva da história do Brasil; -Pesquisa sobre o Independência do Brasil; -Pautar o tema trabalho infantil nas atividades; (palestrante Ricardo Róger Araújo); -Painel com trabalho infantil enfatizando o passado e presente. - 10/09/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático - Cristiana/Núcleo Gestor e professores Programa de Educação contra a exploração do trabalho da criança e adolescente – Dia da Criança Intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente -Apresentação através de peça teatral-tema: “O trabalho infantil como uma violação dos direitos da criança e adolescente”, (Luzanete); -Exposição de fotos, cartazes e painéis. -16/10/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático -Weranice Alves/Núcleo Gestor e professores Programa de Educação contra a exploração do trabalho da criança e adolescente – Dia da Declaração dos direitos das crianças Intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente - Painel e cartazes apresentando os direitos da criança e adolescentes; -20/11/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático - Fabiano e Cristiana/ Núcleo Gestor e professores. Programa de Educação contra a exploração do trabalho da criança e adolescente – Dia da Declaração dos direitos humanos Intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente. -Palestra sobre Tráfico humano pautando o trabalho infantil como uma grave violação dos direitos humanos.(Palestrante Padre Joãozinho), enfocando o tema da campanha da fraternidade, “Fraternidade e tráfico humano”. Produção de poemas sobre o tema. - 10/12/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático -Iranir/Núcleo Gestor e professores. Projeto Ecumênico (EJA-presencial) -Resgatar valores perdidos por uma sociedade capitalista que vêm esquecendo o ser, vivendo o ter sem enxergar o ser maior “Deus”. -Palestras com pastores de várias religiões, trabalhando a campanha da fraternidade; -Pregação do evangelho de Deus, apresentações diversas. -Bimestral -Material audiovisual, humanos e didáticos. -Valdenisse Felipe da Silva/Iranir Altima de Lima. Projeto datas comemorativas mais significativas (EJA) -Proporcionar aos educandos a valorização da cultura dos antepassados bem como a religiosidade. -Palestras; Dramatizações; Produções escritas, desenhos, pinturas, cartazes; Apresentação de danças e trabalhos desenvolvidos. -No decorrer do ano letivo (ver datas comemorativas) -Material didático; -Textos reflexivos; -Humanos; -Audiovisual. -Aurissângela;Professores. Projeto Páscoa -Oportunizar aos educandos a vivenciarem através pesquisas o verdadeiro sentido da Páscoa. -Pesquisas, registros, entrevistas, exibição de vídeos, confecção de cartazes e painéis. 22 à 29/04/2014 -Humano; -Audiovisual; -didático -Aurissângela; -Professores. Projeto Carnaval -Desenvolver o tema carnaval de forma interdisciplinar e inovador, aliado aos recursos tecnológicos, envolvendo educadores e educandos, proporcionando uma visão do carnaval sob prismas distintos. -Trabalho com músicas, poemas, parlendas, painéis e etc; -Pesquisa, dança, desenho, pintura, jogos diversos, recorte e colagem, vídeos, CD’s, máscaras, oficinas de máscaras e fantasias, murais informativos. Abril(Um semana) -Humano; -Audiovisual; -didático. -Aurissângela; -Professores. Projeto dia Internacional da mulher -Informar os direitos e deveres da mulher em sociedade, a fim de que se torne cada vez mais a frente lutando pelo seu papel e sintam o prazer de serem homenageadas. -Estudo sobre a historia do dia da mulher, conhecendo a lei Maria da Penha e o direito trabalhista; -Confecções de painéis, cartazes, cartões, vídeos e mensagens com homenagens. 1ª semana de Março -Humano; -Audiovisual; -didático. -Aurissângela, Núcleo Gestor e Professores. Projeto a cor da cultura: Afro indígena na escola -Construir a autoestima dos afro-brasileiros e dos indígenas por meio de relações humanitárias, conscientizando-os de que cada etnia, por meio de sua cultura, contribui para a formação de um povo único. -Pesquisas bibliográficas e internet, cartazes, painéis, documentários e informações em blogs, representações de danças africanas e indígenas; -Palestras, debates, oficinas de artesanatos, músicas relacionadas ao tema, teatro, pinturas, produções de textos, visitas ao Museu do ICEQ, canto coral, confecção de banner e folders informativos, confecção de bonecas de pano, etc. Março a novembro de 2014 -Humano; -Audiovisual; -materiais diversos; -multimídia -didático. -Aurissângela e Professores. Programa Atleta na Escola-Etapa Escolar - Incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes da educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos. -Realizar as três provas (corrida de velocidade, salto em distância e corrida de resistência). -24 /07/2014 -Humano; -Materiais esportivos diversos; -Didático. Professor Franco Cleber, Cristiana Vieira Araújo e Núcleo Gestor. “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados”. Mahatma Gandhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário