terça-feira, 3 de maio de 2016

PROJETO PÁSCOA-“SEMEANDO SOLIDARIEDADE E RESGATANDO VALORES” NEJA FRANCISCO RIBEIRO DA COSTA


PROJETO PÁSCOA:
 “SEMEANDO SOLIDARIEDADE E RESGATANDO VALORES
REALIZAÇÃO: Professores e Núcleo Gestor.

APRESENTAÇÃO

            Durante o ano letivo de 2016 o NEJA Francisco Ribeiro da Costa irá trabalhar com o Projeto Páscoa, semeando solidariedade e resgatando Valores: cultivando e semeando valores humanos, para um cotidiano de PAZ, com o objetivo de resgatar em nossos alunos valores como: respeito, amor, paz, convivência, colaboração, honestidade, responsabilidade, solidariedade, humildade, preservação ao ambiente e patrimônio público, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida na escola, família e comunidade. Sendo assim, iremos trabalhar na Páscoa com o tema solidariedade, que muitas pessoas estão perdendo com o passar do tempo, muitos por motivo financeiros e outros pelo egoísmo de querer tudo para si. É muito importante ajudar o próximo sem pensar em raça, crença, cor, status social. Devemos sempre ajudar sem esperar nada em troca, apenas por solidariedade e bondade.
            Durante o mês de março a abril estaremos propagando nas redes sociais a nossa campanha de arrecadação de alimentos para doar as famílias mais carentes de nossa comunidade. E na culminância do projeto estaremos entregando as cestas para as famílias.

1. JUSTIFICATIVA
            Quando os alunos são orientados a participar de projetos que envolvam o exercício da solidariedade, da cidadania espera-se que o resultado seja sempre satisfatório. Em vista disso nós, NEJA Francisco Ribeiro da Costa, iremos realizar o projeto Páscoa Solidária objetivando vivenciar o real sentido desta festa religiosa, a ressurreição de Jesus, que nos convida a uma vida nova pautada pelos valores do Reino de Deus. Pois ser solidário é partilhar, dizer não ao egoísmo, acreditar que podemos mudar o que está errado, dizer não a injustiça social, ser amigo, ser irmão, tratar todos independentes de classe social, com amor, carinho e afeto.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

            A solidariedade é um dos valores mais importantes, um dos valores humanos por excelência, que consiste em ajudar, colaborar e cooperar com os outros para conseguir um objetivo. Todas as pessoas necessitam de apoio num dado momento, por isso é importante que os alunos aprendam que a solidariedade é necessária para viver em um mundo melhor. Temos de ensinar-lhe que é necessário ajudar os que necessitam mesmo que não tenhamos obrigação de fazer, e explicar-lhes que é um gesto gratuito cuja maior satisfação é sabermos que o fizemos.
            O Projeto Páscoa semeando Solidariedade e resgatando valores, é uma ação social que tem por objetivo possibilitar ao aluno compreender a cidadania como participação social por meio da organização de campanhas de doação de alimentos não perecíveis, para ajudar as famílias mais carentes da nossa comunidade. O objetivo maior da Páscoa da Solidariedade é sensibilizar cada um sobre a importância de ajudar o outro e de trabalhar pela melhoria da vida das pessoas mais necessitadas.
"Páscoa é dizer “sim” ao amor e à vida. É investir na fraternidade. É lutar por um mundo melhor. É vivenciar a solidariedade.” Stela Maris Brandino.
            Deve-se entender que a Páscoa não é simplesmente troca de ovo de chocolate, o consumismo, o aluno precisa saber que Páscoa é ressurreição de Cristo, que foi morto, sepultado e depois viveu novamente. É preciso refletir os últimos acontecimentos antes da ressurreição e entender que Cristo é o Salvador.
Sendo assim, devemos motivar os nossos alunos que a Páscoa é solidariedade e esta é fundamental para uma convivência mais humana entre os seres da mesma espécie, é uma tarefa que requer muito dinamismo e compromisso por parte de todos os envolvidos nesse processo, família e escola, pois os alunos já chegam na escola com vários valores, e essa tem a função de aprimorá-lo, porém muitas vezes  é uma tarefa muito complicada, porque vivemos em um mundo tão globalizado, com tantas injustiças sociais sendo compartilhadas a todo momento nas mais diversas localidades.
Com esta metodologia o educador ao trabalhar esta data que é tão importante com os alunos, pode aproveitar para buscar referências cristãs como: textos, imagens, atividades, painéis, símbolos, etc., sempre respeitando os valores culturais, religiosos, econômicos e éticos dos alunos e suas famílias sem empobrecer o trabalho pedagógico e trabalhar de forma interdisciplinar com inúmeros conteúdos nas diferentes disciplinas, pois se trabalhado com embasamento teórico, amplia-se o conhecimento do alunado e favorece o ensino-aprendizagem.

3. OBJETIVO GERAL

ü  Transmitir o verdadeiro significado da Páscoa, propagando os valores, as boas ações e as boas maneiras, promovendo reflexões sobre a amizade entre as pessoas e o porquê de partilhar.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
ü  Desenvolver a criatividade, a vivência de valores, como a solidariedade, a fraternidade e a espiritualidade, além de formar cidadãos conscientes, críticos e participativos nas atividades festivas religiosas e formativas desta escola.
ü  Compreender o verdadeiro sentido da Páscoa partindo de uma visão consumista e/ou reducionista para o sentido religioso.
ü  Conhecer os símbolos da Páscoa e seus significados;
ü  Trabalhar, adquirir e transmitir a solidariedade, afetividade e a socialização, integrando com uma turma e propagando os valores de partilha, cooperação;
ü  Estimular o carinho e o cuidado com o próximo;
ü  Estimular a imaginação e a dramatização através de histórias e músicas;
ü  Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira;
ü  Promover e estimular a linguagem oral;
ü  Estimular a expressão corporal;
ü  Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual do aluno;
ü   Possibilitar a interação na prática educativa do estudo e da cooperação uns com os outros;
ü  Diferenciar o sentido espiritual do comercial (consumismo);
ü  Conhecer os valores.

5. PÚBLICO ALVO
            O Projeto Páscoa, semeando Solidariedade e resgatando valores, está direcionado aos alunos, funcionários e comunidade.
6. ARRECADAÇÃO
·        Deixar uma caixa para a coleta dos alimentos num ponto da escola e em alguns pontos comerciais da região com a frase: PÁSCOA SEMEANDO SOLIDARIEDADE E RESGATANDO VALORES DO NEJA.
7. METODOLOGIA

*Apresentar o projeto e explicar como será desenvolvido na sala, (neste dia explicar aos alunos, sobre a arrecadação de alimentos);
* Na segunda etapa os participantes (alunos, funcionários e comunidade) entregarão um quilo de alimento não perecível para formar/compor cestas básicas. O resultado desta ação solidária será destinada às famílias carentes da comunidade.
*Na terceira etapa as cestas serão entregues pelos alunos e equipe escolar as famílias.
*Pesquisa;
*Filmes relacionados aos conteúdos;
*Relatórios de filmes;
*Produções de textos;
* Doações de alimentos não perecíveis;
*lembrancinhas da páscoa;
*Cesta de páscoa-sorteios c/ alunos;
* Fantoches da historia da Páscoa;
*Símbolos pascoais;
* jograis, poesias, acrósticos, oficinas;
*Dramatização: Santa ceia.

8. RECURSOS E ORÇAMENTO

            Papel, cartolina, papel ofício, emborrachado, DVD, CDs, caixa de som, notebook, data show, TV, quadro, piloto, lápis de cor, tinta guache, tinta pinta cara, recursos humanos, TNT, livros literários, tesoura, jornais, revistas, bexigas, vestuários, fantoches, cola quente e pistola, rádio, casca de ovos, papel laminado, Câmera fotográfica, Microfone, Chocolates, Alimentos não perecíveis dentre outros.

9. CULMINÂNCIA

·         Apresentação dos Símbolos da Páscoa;
·         Apresentação de música coreografada relacionada ao tema;
·         Poemas;
·         Jogral;
·         Sorteio de cestas de chocolate.
·     Dramatização;
·     Doação cestas básicas famílias necessitadas.

7. AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, gradativa, formativa e também através de observação do desenvolvimento individual e coletivo, através da realização das atividades propostas no decorrer do projeto, bem como a realização das mesmas pelos educadores juntamente com os alunos.
Os alunos serão avaliados diariamente através de registros do desenvolvimento das habilidades e competências, da participação e do interesse do aluno, durante a execução e o desenvolvimento de cada etapa do projeto, será observado o interesse e pontualidade na realização das atividades propostas.

8. Professores  envolvidos:  Todos

“Só conheceremos os efeitos de nossos atos se formos capazes de realizá-los.”

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