PROJETO PÁSCOA:
“SEMEANDO SOLIDARIEDADE
E RESGATANDO VALORES”
REALIZAÇÃO: Professores
e Núcleo Gestor.
APRESENTAÇÃO
Durante o ano letivo de 2016 o NEJA Francisco Ribeiro da
Costa irá trabalhar com o Projeto Páscoa, semeando solidariedade e
resgatando Valores: cultivando e semeando valores humanos, para um cotidiano de
PAZ, com o objetivo de resgatar em nossos alunos valores como: respeito,
amor, paz, convivência, colaboração, honestidade, responsabilidade,
solidariedade, humildade, preservação ao ambiente e patrimônio público,
contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida na escola, família e
comunidade. Sendo assim, iremos trabalhar na Páscoa com o tema solidariedade,
que muitas pessoas estão perdendo com o passar do tempo, muitos por motivo financeiros
e outros pelo egoísmo de querer tudo para si. É muito importante ajudar o
próximo sem pensar em
raça, crença, cor, status social. Devemos sempre ajudar sem esperar nada em
troca, apenas por solidariedade e bondade.
Durante o mês de março a abril estaremos propagando nas
redes sociais a nossa campanha de arrecadação de alimentos para doar as
famílias mais carentes de nossa comunidade. E na culminância do projeto estaremos
entregando as cestas para as famílias.
1. JUSTIFICATIVA
Quando os alunos são orientados a
participar de projetos que envolvam o exercício da solidariedade, da cidadania
espera-se que o resultado seja sempre satisfatório. Em vista disso nós, NEJA
Francisco Ribeiro da Costa, iremos realizar o projeto Páscoa Solidária
objetivando vivenciar o real sentido desta festa religiosa, a ressurreição de
Jesus, que nos convida a uma vida nova pautada pelos valores do Reino de Deus.
Pois ser solidário é partilhar, dizer não ao egoísmo, acreditar que podemos
mudar o que está errado, dizer não a injustiça social, ser amigo, ser irmão,
tratar todos independentes de classe social, com amor, carinho e afeto.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A
solidariedade é um dos valores mais importantes, um dos valores humanos por
excelência, que consiste em ajudar, colaborar e cooperar com os outros para
conseguir um objetivo. Todas as pessoas necessitam de apoio num dado momento,
por isso é importante que os alunos aprendam que a solidariedade é necessária
para viver em um mundo melhor. Temos de ensinar-lhe que é necessário ajudar os
que necessitam mesmo que não tenhamos obrigação de fazer, e explicar-lhes que é
um gesto gratuito cuja maior satisfação é sabermos que o fizemos.
O Projeto Páscoa semeando
Solidariedade e resgatando valores, é uma ação social que tem por objetivo
possibilitar ao aluno compreender a cidadania como participação social por meio
da organização de campanhas de doação de alimentos não perecíveis, para ajudar
as famílias mais carentes da nossa comunidade. O objetivo maior da Páscoa da
Solidariedade é sensibilizar cada um sobre a importância de ajudar o outro e de
trabalhar pela melhoria da vida das pessoas mais necessitadas.
"Páscoa
é dizer “sim” ao amor e à vida. É investir na fraternidade. É lutar por um
mundo melhor. É vivenciar a solidariedade.” Stela Maris Brandino.
Deve-se entender que a Páscoa não é
simplesmente troca de ovo de chocolate, o consumismo, o aluno precisa saber que
Páscoa é ressurreição de Cristo, que foi morto, sepultado e depois viveu
novamente. É preciso refletir os últimos acontecimentos antes da ressurreição e
entender que Cristo é o Salvador.
Sendo assim, devemos motivar os nossos alunos que a
Páscoa é solidariedade e esta é fundamental para uma convivência mais humana
entre os seres da mesma espécie, é uma tarefa que requer muito dinamismo e
compromisso por parte de todos os envolvidos nesse processo, família e escola,
pois os alunos já chegam na escola com vários valores, e essa tem a função de
aprimorá-lo, porém muitas vezes é uma
tarefa muito complicada, porque vivemos em um mundo tão globalizado, com tantas
injustiças sociais sendo compartilhadas a todo momento nas mais diversas
localidades.
Com esta metodologia o educador ao trabalhar esta
data que é tão importante com os alunos, pode aproveitar para buscar referências
cristãs como: textos, imagens, atividades, painéis, símbolos, etc., sempre respeitando os valores culturais, religiosos, econômicos e éticos dos
alunos e suas famílias sem empobrecer o trabalho pedagógico e trabalhar de forma
interdisciplinar com inúmeros conteúdos nas diferentes disciplinas, pois se
trabalhado com embasamento teórico, amplia-se o conhecimento do alunado e
favorece o ensino-aprendizagem.
3. OBJETIVO GERAL
ü Transmitir o verdadeiro
significado da Páscoa, propagando os valores, as boas ações e as boas maneiras,
promovendo reflexões sobre a amizade entre as pessoas e o porquê de partilhar.
4.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Vivenciar, valorizar e respeitar
o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
ü Desenvolver a criatividade, a
vivência de valores, como a solidariedade, a fraternidade e a espiritualidade,
além de formar cidadãos conscientes, críticos e participativos nas atividades
festivas religiosas e formativas desta escola.
ü Compreender o verdadeiro sentido
da Páscoa partindo de uma visão consumista e/ou reducionista para o sentido
religioso.
ü Conhecer os símbolos da Páscoa e
seus significados;
ü Trabalhar, adquirir e transmitir
a solidariedade, afetividade e a socialização, integrando com uma turma e
propagando os valores de partilha, cooperação;
ü Estimular o carinho e o cuidado
com o próximo;
ü Estimular a imaginação e a
dramatização através de histórias e músicas;
ü Adquirir o ato das boas ações de
forma espontânea e rotineira;
ü Promover e estimular a linguagem
oral;
ü Estimular a expressão corporal;
ü Desenvolver o raciocínio-lógico,
a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e
visual do aluno;
ü Possibilitar a interação na
prática educativa do estudo e da cooperação uns com os outros;
ü Diferenciar o sentido espiritual
do comercial (consumismo);
ü Conhecer os valores.
5. PÚBLICO ALVO
O Projeto Páscoa, semeando Solidariedade
e resgatando valores, está direcionado aos alunos,
funcionários e comunidade.
6. ARRECADAÇÃO
·
Deixar uma caixa para a coleta
dos alimentos num ponto da escola e em alguns pontos comerciais da região com a
frase: PÁSCOA SEMEANDO SOLIDARIEDADE E RESGATANDO VALORES DO NEJA.
7. METODOLOGIA
*Apresentar
o projeto e explicar como será desenvolvido na sala, (neste dia explicar aos
alunos, sobre a arrecadação de alimentos);
* Na segunda etapa os participantes
(alunos, funcionários e comunidade) entregarão um quilo de alimento não
perecível para formar/compor cestas básicas. O resultado desta ação solidária
será destinada às famílias carentes da comunidade.
*Na
terceira etapa as cestas serão entregues pelos alunos e equipe escolar as
famílias.
*Pesquisa;
*Filmes
relacionados aos conteúdos;
*Relatórios
de filmes;
*Produções
de textos;
* Doações
de alimentos não perecíveis;
*lembrancinhas
da páscoa;
*Cesta de
páscoa-sorteios c/ alunos;
*
Fantoches da historia da Páscoa;
*Símbolos
pascoais;
* jograis,
poesias, acrósticos, oficinas;
*Dramatização:
Santa ceia.
8. RECURSOS
E ORÇAMENTO
Papel,
cartolina, papel ofício, emborrachado, DVD, CDs, caixa de som, notebook, data
show, TV, quadro, piloto, lápis de cor, tinta guache, tinta pinta cara,
recursos humanos, TNT, livros literários, tesoura, jornais, revistas, bexigas,
vestuários, fantoches, cola quente e pistola, rádio, casca de ovos, papel
laminado, Câmera fotográfica, Microfone, Chocolates, Alimentos não perecíveis dentre
outros.
9. CULMINÂNCIA
·
Apresentação
dos Símbolos da Páscoa;
·
Apresentação
de música coreografada relacionada ao tema;
·
Poemas;
·
Jogral;
·
Sorteio
de cestas de chocolate.
· Dramatização;
· Doação cestas básicas famílias necessitadas.
7. AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua, gradativa, formativa e
também através de observação do desenvolvimento individual e coletivo, através
da realização das atividades propostas no decorrer do projeto, bem como a
realização das mesmas pelos educadores juntamente com os alunos.
Os alunos serão avaliados diariamente através de
registros do desenvolvimento das habilidades e competências, da participação e
do interesse do aluno, durante a execução e o desenvolvimento de cada etapa do
projeto, será observado o interesse e pontualidade na realização das atividades
propostas.
8. Professores envolvidos:
Todos
“Só conheceremos os efeitos de
nossos atos se formos capazes de realizá-los.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário