quinta-feira, 25 de abril de 2013

1º Encontro com a equipe do NEJA

 


1º ENCONTRO COM EQUIPE EJA E NEJA
Data: 18/02/2013
Local: NEJA- FRANCISCO RIBEIRO DA COSTA
Horário: 7:30 ÀS 13H
Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência.Augusto Cury
PAUTA
Assunto:
- acolhida - mensagem recomeçar (vídeo slides)
- dinâmica de apresentação: integração, troca de cartões de boas vindas
- vídeo: experiência de vida “ de faxineiro a procurador da república” (ex –aluno de eja)
- atividade em dupla: cada participante escolhe um valor ou um princípio que possa compor os pilares do nosso ambiente de trabalho.
{ obs: de acordo com a dinâmica, criar a árvore de objetivos – expor}
Informações:
- Organização geral, limpeza, inclusive jardins.(espaço)
- Cumprimento do horário, assiduidade, responsabilidade, ética, compromisso, disponibilidade, etc;
- Assinar livro de ponto todos os dias. resp.:________________________
 Criar:
- Mural informativo – expor noticias, eventos, reuniões, informações, etc.
 Painel de gestão ( dados estatísticos, relações, etc. resp.:__________________
- Caderno de recados, calendário dos aniversariantes,: resp.: ________________
- Decidir fardamento – resp.: ________________________
- Calendário de eventos
- Plano de ação;
- Plano curso;
- Plano de trabalho;
- Desenvolver projetos e oficinas, sala de multimeios;
- Reformulação do PPP e regimento interno.
- Criar tarjetas informativas e ornamentadas para expor, banheiros, cantinas, salas de aula e multimeios,  lixo,  secretaria etc.,. resp.: ____________________
Parte pedagógica – mensagem que tipo de pessoa esteve aqui neste lugar.
-Diagnóstico dos módulos, situação atual, quantidade, faltosos inovação.
-Criar frases de motivação para alunos de EJA, presencial e NEJA cartões semipresencial.
-Decidir a mobilização para melhor participação dos alunos ( visitas domiciliares, divulgação na mídia)
-Desenvolver projetos e oficinas por área, pesquisas em revistas, internet, jogos, inovar a prática pedagógica.
-Organizar arquivos, pastas de alunos, transferências, históricos, entregar certificados;
-Provas digitadas: (inovar) ver quantidades,;
-Oficina e planejamento da equipe pedagógica.
-Avaliação do encontro
-Musica – noites traiçoeiras ( mãos dadas)
Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

Equipe: Núcleo Gestor                                 Quixelô, 18/02/2013



Mensagem acreditar e Agir
Amigos!!

Muitas vezes reclamamos que não alcançamos nossas metas, sonhos. Mas será que estamos acreditando e agindo para que tudo isso seja alcançado?
No dia de hoje trago uma pequena mensagem que nos faz refletir que quando queremos podemos alcançar.

Reflitam

Um viajante ia caminhando em solo distante, às margens de um grande lago de águas cristalinas. Seu destino era a outra margem. Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte.

A voz de um homem coberto de idade, um barqueiro, quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-se para transportá-lo. O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos de madeira de carvalho. Logo seus olhos perceberam o que pareciam ser letras em cada remo.

Ao colocar os pés empoeirados dentro do barco, o viajante pode observar que se tratava de duas palavras, num deles estava entalhada a palavra ACREDITAR e no outro AGIR.

Não podendo conter a curiosidade, o viajante perguntou a razão daqueles nomes originais dados aos remos.

O barqueiro respondeu pegando o remo chamado ACREDITAR e remou com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava.

Em seguida, pegou o remo AGIR e remou com todo vigor. Novamente o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante.

Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, remou com eles simultaneamente e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago chegando ao seu destino, à outra margem.

Então o barqueiro disse ao viajante: Esse porto se chama autoconfiança. Simultaneamente, é preciso ACREDITAR e também AGIR para que possamos alcançá-lo!

Queridos amigos!! Essa história nos faz refletir que precisamos ter metas em nossa vida e acima de tudo acreditar e agir para que possamos alcançá-las. Será que em nossas vidas estamos utilizando esses remos para que a mesma vá para frente? Será que acreditar e agir fazem parte de nosso cotidiano, do nosso barco da vida? Amigos vamos usar os dois remos!!

Um forte abraço!!
Velho Sábio!!




RELATÓRIO DO 1º ENCONTRO COM OS PROFESSORES  DA EJA-NEJA FRANCISCO RIBEIRO DA COSTA


            No dia 21 de fevereiro de 2013 às 18h, foi realizado o primeiro encontro pedagógico com todos os professores  da EJA, com objetivo de proporcionar aos educandos e demais participantes, momentos de reflexão, relações interpessoais, organização do ambiente, compromisso, competências e responsabilidades de cada um.
         O encontro foi ministrado pela Diretora Maria Soares Araújo Lucena e a Coordenadora Pedagógica Aurissângela Alves de Lucena Melo de acordo com a pauta abaixo:
Ø Acolhida através de texto reflexivo;
Ø Dinâmica de apresentação e integração (troca de cartões das boas vindas;
Ø Estudo,debate e reflexão da frase “ A suprema arte do professor é despertar a alegria na expressão criativa do conhecimento, da liberdade para que cada estudante desenvolva sua forma de pensar e entender o mundo, assim criamos pensadores, cientistas e artistas que expressarão em seus trabalhos aquilo que aprenderam com seus mestres.(Albert Einstein.
                    Dando continuidade as ações do encontro, a coordenadora Aurissângela realizou a leitura compartilhada do texto “ Habilidade e competência do professor da EJA, fazendo uma relação com  a postura do professor e o cotidiano escolar. Em seguida, foi trabalhado sugestões de atividades para o primeiro dia de aula, com o tema “ Tudo sobre mim”.Logo após, a Diretora Maria Soares realizou um momento para informações como:
Ø Diagnóstico da situação atual dos alunos;
Ø Criação de frases, cartões de motivação para os alunos;
Ø Desenvolver projetos e oficinas por área do conhecimento;
Ø Decidir mobilização para acompanhamento e  participação dos alunos(visitas domiciliares, divulgação em rádio e contato por telefone);
         Logo após as informações, foi decidido que o primeiro dia de aula seria uma aula de integração entre professores, núcleo gestor  e alunos, onde de início foi entregue cartões de boas vindas, houve a apresentação do corpo docente e equipe gestora.
         Finalizando, apresentamos mensagens de otimismo, dinâmicas, Vídeos com depoimento de ex alunos da Eja como exemplo de vida e a música “ Tente outra vez” (Raul Seixas).
Ao término do encontro foi feito uma avaliação onde todos os participantes demonstraram satisfeitos e interessados nas atividades propostas, as quais visam maior integração e compromisso pelas as ações a serem desenvolvidas durante o ano letivo.



Diretora:
Maria Soares Araújo Lucena

Coordenadora Pedagógica:
Aurissângela Alves de Lucena Melo







Nenhum comentário:

Postar um comentário