quinta-feira, 25 de abril de 2013

1ª REUNIÃO DE PAIS E MESTRE


ABERTURA:  BOM DIA
SEJAM TODOS BEM VINDOS
APRESENTAÇAO DO PROFESSOR
OBJETIVO: DISCUTIR OS PROBLEMAS OBSERVADOS  INÍCIALMENTE NPARA JUNTOS, BUSCARMOS SOLUÇÕES NECEESARIAS AO BOM DFESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM.
APRESENTAÇÃO DOS PAIS ( NOME, FILHO ENDEREÇO)
*LEITURA E REFLEXÃO DE UM TEXTO 10 MANDAMENTOS PARA A PAZ NA FAMÍLIA
SOSIALIZAÇÃO DA PROPOSTA DE TRABALHO PROFESSORA:
*ROTINA DIDÁTICA. PRIORIZAÇÃO DO TEMPO DIDÁTICO.
*ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES
*TENTAR MANTER A DISCIPLINA
*ALFABETIZAR CERCA  DE 11 ALUNOS , DESENVOLVENDO LEITURA ESCRITA E DEMAIS HABILIDADES.
*TRABALHO COM OS LIVROS DIDÁTICOS. OS PAIS DEVEM OLHAR A AGENDA PARA MANDAR O LIVRO CERTO.
*DIA DE ESTUDO DOS PROFESSORES. UM DIA POR SEMANA PARA PLANEJAR AS ATIVIDADES. PROFESSORA DE APOIO  SILVANIA
*REFORÇO ESCOLAR PARA OS ALUNOS NÃO ALFABETIZADOS NO PERIODO DA TARDE. SERA AVISADO.
PROBLEMAS  DETECTADOS: 
1 ALUNOS NÃO ALFABETIZADOS; TROCA DE ALUNOS PARA EQUIPARAR O NÍVEL DE APRENDIZAGEM.
2 DIFICULDADE NAS TRANSCRIÇÕE S DAS ATIVIDADES, COPIAR AS ATIVIDADES DE CLASSE,DE CASA  E CORRREÇÃO.  ENTÃO POR CONTA DESSAS DIFICULDADES AS ATIV. SAÕ PEQUENAS.
 SENDO QUE AINDA SAIMOS MUITAS VESES DEPOIS DO HORARIO ESPERANDO ELES COPIAREM.
3 COMVERSAS PARALELAS, BRIGAS , APELIDOS, ENRREDOS,  DIFICULTANDO CUMPRIR OS MOMENTOS DIDÁTICOS, ATRAPALHA A LEITURA , A COMPREENÇÃO E A ESCRITA.
4 TAREFA DE CASA. ALGUNS ALUNOS N/ TRAZEM, ATRAPALHANDO ASSIM A ROTINA.
5 LIVRO DIDÁTICO. SO ACEITAMOS QUEM NÃO TEM O LIVRO MAS PODE PROCURAR UM COLEGUINHA PARA FAZER AS ATIV.
6 QUANDO FALTAR PROCURAR COLEGAS PARA FAZER ATIVIDADES.
7 MANDAR GARRAFINHA COM ÀGUA POIS QUEREM FICAR SAINDO A TODA HORA.
8 MANDAR LAPIS COM PONTA FEITA E BORRACHA
9 ORGANIZAR OS CADERNOS POR MATERIA POIS ESTÃO RISCANDO E RASGANDO.
10 COBRIR O LIVRO DIDÁTICO E COLOCAR O NOME DO ALUNO
11 FAZER OS EXAMES DE VISTA POIS NÃO DA PRA COLOCAR TODO MUNDO NA FRENTE
*FREQUENCIA
*CONSIDERAÇÕES FINAIS.
 
    
NEJA FRANCISCO RIBEIRO DA COSTA

 ENCONTRO DE PAIS, EDUCADORES E COMUNIDADE ESCOLAR
PARTICIPAÇÃO DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, PROERD E CONSELHO TUTELAR 

Leia as dicas abaixo e veja:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que você deve fazer em casa pela Educação do seu filho.

1.      Converse com o seu filho
Pergunte o que ele aprendeu de novo na escola e mostre  interesse;
Peça que ele lhe ensine algo. Isso ajuda a fixar o conteúdo.
Pergunte se ele tem dificuldades na escola.
2.        Cobre obrigações do seu filho
       Garanta que ele vá à escola na hora certa.
3.        Acompanhe a lição de casa
Combine com ele um horário para os estudos.
Separe um lugar tranquilo da casa para a lição. Não  esqueça de desligar a TV.
Ofereça sempre sua ajuda. Filhos estimulados pelos pais a fazer as lições de casa tem um desempenho melhor. Mas atenção: estimular não é fazer pelo filho. Olhe os cadernos e mostre interesse pelos trabalhos. Estimule-o a pesquisar e descobrir as respostas por conta própria.


4.        Incentive seu filho a ler.
Leia sempre. É bom para você e excelente para seu filho, que seguirá o seu exemplo naturalmente.
Deixe os livros ao alcance deles. Estimule atividades que usem a leitura: jogos, receitas, mapas. Faça da leitura um momento de prazer.
5.     Valorize a escrita
Tenha sempre lápis e papel em casa. Escreva bilhetinhos para seu filho. Assim, ele entenderá a utilidade da escrita. Brinque de palavras cruzadas , caça-palavras , forca, stop e outros jogos que envolvam a escrita. Peça ajuda a eles para escrever a lista de compras.
6.        Dê o exemplo

Seja coerente: suas atitudes refletem o que você pensa.
Mostre que estudar é importante e ler, divertido.
 Estuda  e leia na frente dele. Seja curioso(a):pergunte, questione, procure entender.



____________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que você deve fazer para melhorar a escola do seu filho e o aprendizado dele.

1.Vá à escola do seu filho
Apresente-se aos professores dele. Conheça o espaço: sala de aula, biblioteca, banheiros...
Familiarize-se com o ambiente que seu filho frequenta.
Vá as reuniões de pais. Se não puder, chame alguém que goste do seu filho para ir no seu lugar.
2.Valorize o professor
Apoie o trabalho dele e mostre que você admira a profissão.
Ensine seu filho a ouvir o professor e a respeitá-lo.
3.Trabalhe com o professor
Converse com ele sempre que possível. Se não concordar com a opinião do professor, fale com ele a sós, e não na frente do seu filho.
Pergunte o que será ensinado e como você pode ajudar. Aproxime-se do professor do seu filho, mesmo que você não entenda as matérias ensinadas. Exija que o professor passe  sempre lições de casa.
Encontre-o sempre que ele pedir.
4. Entenda como a escola trabalha
Descubra quais são as regras da escola e ajude a passa-las ao seu filho.
Informe-se sobre quando será o período de provas.
Descubra se existem aulas de reforço durante o ano, caso seu filho tire notas baixas.
Saiba o que o seu filho precisa fazer para passar bem de ano.
Descubra se a escola oferece cursos fora do período de aulas.
5. Participe do dia-a-dia da escola
Ofereça suas habilidades, conhecimentos e experiência. Vá a festas, exposições e principalmente a reuniões de pais. Certifique, elogie, faça sugestões.

                 

  “O NEJA é uma pequena luz no fim do túnel que guiará seu filho para uma vida mais justa e digna! Nada melhor pode dar um pai a seu filho do que uma boa educação”.

“Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos”.
Direção e coordenação


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário