quinta-feira, 25 de abril de 2013

1º ENCONTRO DE DIRETOR DE TURMA DA EJA





FOTOS ENCONTRO DE PAIS, ALUNOS E DIRETOR DE 

TURMA

COM JUCIRENE ANA DA SEMUQ
























                                                                MENSAGEM À FAMÍLIA

Na educação de nossos filhos Todo exagero é negativo. Responda-lhe, não o instrua. Proteja-o, não o cubra. Ajude-o, não o substitua. Abrigue-o, não o esconda. Ame-o, não o idolatre. Acompanhe-o, não o leve. Mostre-lhe o perigo, não o atemorize. Inclua-o, não o isole. Alimente suas esperanças, não as descarte. Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo. Não o mime em demasia, rodeie-o de amor. Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo.
 Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade. Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja. Não lhe dedique a vida, vivam todos. Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha. E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra... Ensina-lhe a viver sem portas.




                                                                Equipe do NEJA-03/04/13


“É NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS QUE SE REVELAM AS VIRTUDES DOS PAIS”.




 DIRETORA: MARIA SOARES ARAÚJO LUCENA

COORDENADORA PEDAGÓGICA: AURISSÂNGELA ALVES DE LUCENA MELO
DIRETORA DE TURMA: IRANIR ALTINA DE LIMA






RELATÓRIO DO 1º ENCONTRO DO DIRETOR DE TURMA COM OS PAIS DA EJA-NEJA FRANCISCO RIBEIRO DA COSTA





            No dia 03 de abril de 2013 às 18h, foi realizado o primeiro encontro do diretor de turma com todos os pais da EJA, com objetivo de proporcionar aos educandos e demais participantes, momentos de reflexão, relações interpessoais, organização do ambiente, compromisso, competências e responsabilidades de cada um.

O encontro foi ministrado pela Diretora Maria Soares Araújo Lucena e a Coordenadora Pedagógica Aurissângela Alves de Lucena Melo de acordo com a pauta: Acolhida através de cartões com mensagem à família, refletindo que é na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais, assim, que os mesmos possam acompanha-los com bons exemplos, não fabricando castelos de areia, mas vivendo com naturalidade, ensinando-lhes a viver com esperança, compromisso e responsabilidade. Em seguida, a Diretora agradeceu a presença de todos, desejando boas vindas e apresentou a Diretora de turma  Iranir Altina de Lima e a coordenadora  da Secretaria de Educação Jucirene Ana de Araújo.

Prosseguindo, a coordenadora do projeto apresentou o projeto que visa à construção de uma escola que eduque a razão e a emoção. Uma escola que tem como premissa a desmistificação do ensino. Uma escola com plenos objetivos de acesso, permanência, sucesso e formação do cidadão. Apresentou-se  também, vários vídeos para trabalho na formação para a cidadania, documentos do dossiê do projeto com organização dos instrumentais no dossiê da turma, tais como: Horário do professor diretor de turma; calendário escolar; registro fotográfico da turma; mapeamento da sala; caracterização da turma; convocatórias de reuniões, atas de reuniões; registro de ocorrências; registro de construção do dossiê; formação para a cidadania; avaliação; coleta de informação para avaliação; projetos de turma; relatórios de aulas de campo; Legislação educacional.

Já com a ficha bibliográfica do aluno, foi convocado os pais para conhecerem o projeto, e realizar a escolha do  representante de pais, onde foi escolhida como representante a mãe Júlia Magalhães e vice-representante Edivânia Alves de Oliveira.
Encerrando a reunião, ouvimos   a música “Faz um milagre em mim” com reflexão da professora Valdenisse, uma avaliação coletiva do encontro com a professora Edna e em seguida, houve a assinatura de todos frequentes.  



OS DEZ MANDAMENTOS DO DIRETOR DE TURMA



1 - É necessário saudar todos os dias, direta e individualmente, cada aluno, tratando-o pelo seu nome próprio.

2 - É necessário que nas fichas de avaliação passem a constar apenas as apreciações positivas das capacidades e qualidades humanas dos alunos, sendo os aspectos negativos da avaliação tratados verbalmente, em diálogo confidencial, entre professor e aluno.

3 - É necessário reconverter a turma em grupo de trabalho cooperativo. O professor encarregará o melhor aluno de cada disciplina de cooperar com os mais fracos, ajudando-os.

4 - É necessário instituir o "Jornal de Parede" em cada turma, onde todos na turma (professores e alunos) registarão o que de importante se passe durante a semana na escola, de forma positiva ou negativa.

5 - É necessário reservar meia hora da última ou da primeira aula semanal, para fazer a reunião geral de reflexão crítica e discussão dos acontecimentos relevantes.

6 - É necessário, em qualquer circunstância, evitar pôr alunos fora da aula, suspender turmas ou marcar faltas disciplinares.

- É necessário, perante circunstâncias graves, fazer a reunião geral, que deve ter caráter deliberativo no consenso do grupo sobre as medidas a tomar face aos acontecimentos.

8 - É necessário que os professores ajudem a descobrir o que cada aluno quer ser quando for adulto e passe a escalonar as disciplinas, por ordem decrescente de valor, tendo em atenção que "nucleares" são as necessárias para alcançar esse objectivo.

9 - É necessário ensinar, uma vez por mês, uma "coisa" que a maioria dos alunos tenha interesse em saber, independentemente do programa, ou criar as condições para que os alunos a possam aprender.

10 - É necessário que o LÍDER de turma dê conta aos professores dos alunos que evidenciam sinais de tristeza ou dificuldades, para que o professor os possa receber discretamente com intimidade e sigilo para os ajudar.




 

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