Na educação de
nossos filhos Todo exagero é negativo. Responda-lhe, não o instrua. Proteja-o,
não o cubra. Ajude-o, não o substitua. Abrigue-o, não o esconda. Ame-o, não o
idolatre. Acompanhe-o, não o leve. Mostre-lhe o perigo, não o atemorize.
Inclua-o, não o isole. Alimente suas esperanças, não as descarte. Não exija que
seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo. Não o mime em demasia, rodeie-o
de amor. Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo.
Não fabrique um castelo para ele, vivam todos
com naturalidade. Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja. Não
lhe dedique a vida, vivam todos. Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o
olha. E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra... Ensina-lhe a viver sem portas.
Equipe do NEJA-03/04/13
“É NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
QUE SE REVELAM AS VIRTUDES DOS PAIS”.
DIRETORA:
MARIA SOARES ARAÚJO LUCENA
COORDENADORA PEDAGÓGICA: AURISSÂNGELA ALVES DE LUCENA MELO
DIRETORA DE TURMA: IRANIR ALTINA DE LIMA
RELATÓRIO DO 1º ENCONTRO DO DIRETOR DE TURMA COM OS PAIS DA
EJA-NEJA FRANCISCO RIBEIRO DA COSTA
No dia 03 de abril de 2013 às 18h, foi realizado o primeiro encontro do
diretor de turma com todos os pais da EJA, com objetivo de proporcionar aos
educandos e demais participantes, momentos de reflexão, relações interpessoais,
organização do ambiente, compromisso, competências e responsabilidades de cada
um.
O
encontro foi ministrado pela Diretora Maria Soares Araújo Lucena e a
Coordenadora Pedagógica Aurissângela Alves de Lucena Melo de acordo com a pauta:
Acolhida através de cartões com mensagem à família, refletindo que é na
educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais, assim, que os mesmos
possam acompanha-los com bons exemplos, não fabricando castelos de areia, mas
vivendo com naturalidade, ensinando-lhes a viver com esperança, compromisso e
responsabilidade. Em seguida, a Diretora agradeceu a presença de todos,
desejando boas vindas e apresentou a Diretora de turma Iranir Altina de Lima e a coordenadora da Secretaria de Educação Jucirene Ana de
Araújo.
Prosseguindo,
a coordenadora do projeto apresentou o projeto que visa
à construção de uma escola que eduque a razão e a emoção. Uma escola que tem
como premissa a desmistificação do ensino. Uma escola com plenos objetivos de
acesso, permanência, sucesso e formação do cidadão. Apresentou-se também, vários vídeos para
trabalho na formação para a cidadania, documentos do dossiê do projeto com
organização dos instrumentais no dossiê da turma, tais como: Horário do
professor diretor de turma; calendário escolar; registro fotográfico da turma;
mapeamento da sala; caracterização da turma; convocatórias de reuniões, atas de
reuniões; registro de ocorrências; registro de construção do dossiê; formação
para a cidadania; avaliação; coleta de informação para avaliação; projetos de
turma; relatórios de aulas de campo; Legislação educacional.
Já com a ficha bibliográfica
do aluno, foi convocado os pais para conhecerem o projeto, e realizar a escolha
do representante de pais, onde foi
escolhida como representante a mãe Júlia Magalhães e vice-representante
Edivânia Alves de Oliveira.
Encerrando a reunião,
ouvimos a música “Faz um milagre em mim” com reflexão
da professora Valdenisse, uma avaliação coletiva do encontro com a professora
Edna e em seguida, houve a assinatura de todos frequentes.
OS DEZ MANDAMENTOS
DO DIRETOR DE TURMA
1 - É necessário
saudar todos os dias, direta e individualmente, cada aluno, tratando-o pelo seu
nome próprio.
2 - É necessário que nas fichas de avaliação passem a constar apenas as apreciações positivas das capacidades e qualidades humanas dos alunos, sendo os aspectos negativos da avaliação tratados verbalmente, em diálogo confidencial, entre professor e aluno.
3 - É necessário reconverter a turma em grupo de trabalho cooperativo. O professor encarregará o melhor aluno de cada disciplina de cooperar com os mais fracos, ajudando-os.
4 - É necessário
instituir o "Jornal de Parede" em cada turma, onde todos na turma
(professores e alunos) registarão o que de importante se passe durante a semana
na escola, de forma positiva ou negativa.
5 - É necessário reservar meia hora da última ou da primeira aula semanal, para fazer a reunião geral de reflexão crítica e discussão dos acontecimentos relevantes.
6 - É necessário, em qualquer circunstância, evitar pôr alunos fora da aula, suspender turmas ou marcar faltas disciplinares.
7 - É necessário,
perante circunstâncias graves, fazer a reunião geral, que deve ter caráter
deliberativo no consenso do grupo sobre as medidas a tomar face aos
acontecimentos.
8 - É necessário que os professores ajudem a descobrir o que cada aluno quer ser quando for adulto e passe a escalonar as disciplinas, por ordem decrescente de valor, tendo em atenção que "nucleares" são as necessárias para alcançar esse objectivo.
9 - É necessário ensinar, uma vez por mês, uma "coisa" que a maioria dos alunos tenha interesse em saber, independentemente do programa, ou criar as condições para que os alunos a possam aprender.
10 - É necessário que o LÍDER de turma dê conta aos professores dos alunos que evidenciam sinais de tristeza ou dificuldades, para que o professor os possa receber discretamente com intimidade e sigilo para os ajudar.
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