quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Oficina de Português-2013

ALGUMAS DICAS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA BOA REDAÇÃO

LEIA A PROPOSTA COM MUITA ATENÇÃO!


1.     A PROPOSTA DE REDAÇÃO DEVE RESPEITAR OS DIREITOS HUMANOS: SELECIONE, ORGANIZE E RELACIONE DE FORMA COERENTE E COESA, ARGUMENTOS E FATOS QUE DEFENDAM SEU PONTO DE VISTA;



2.     PREPARE O TEXTO: DESPOIS DE TER LIDO E COMPREENDIDO BEM A PROPOSTA ESCREVA UM RASCUNHO OU UM ESQUEMA DIVIDIDO EM TÓPICOS OU UMA ANOTAÇÃO DE PALAVRAS-CHAVE;





3.     ELABORE A TESE: O OBJETIVO DE TEXTOS DISSERTATIVOS É CONVENCER O LEITOR A CONCORDAR COM O PONTO DE VISTA EXPRESSO NA REDAÇÃO. PARA ISSO, ELABORE ARGUMENTOS PARA DEFESA DESSA OPINIÃO, A QUAL CHAMAREMOS DE TESE. DECIDA QUAL TESE VOCÊ QUER DEFENDER E DEIXA-A EXPLÍCITA EM SEU TEXTO-RECOMENDA-SE QUE SUA TESE (ARGUMENTOS) SEJA EXPRESSOS LOGO NO PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO, POIS É FUNÇÃO DELE APRESENTAR AO LEITOR O ASSUNTO QUE SERÁ ABORDADO E O PONTO DE VISTA SOBRE ESSE ASSUNTO;


4.     DESENVOLVA SEUS ARGUMENTOS: SE NA INTRODUÇÃO EXPOMOS O TEMA (ASSUNTO) E A TESE (PONTO DE VISTA), NOS PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO EFETUAREMOS NOSSA ARGUMENTAÇÃO. A QUALIDADE DA ARGUMENTAÇÃO DEPENDERÁ DA ORGANIZAÇÃO E DA INTERPRETAÇÃO DE INFORMAÇÕES, FATOS E OPINIÕES DIVERSOS QUE SERÃO UTILIZADADAS NA DEFESA DE SUA TESE. ARGUMENTOS EMBASADOS E RELACIONADOS COM O TEMA E A TESE. VOCÊ PODE FAZER:
·          ALUSÃO HISTÓRICA, EXPLICAR UMA SITUAÇÃO PRESENTE A PARTIR DE UM FATO PASSADO;
COMPARAÇÃO E CONTRASTE- COMPARAR OU CONTRASTAR COMPORTAMENTO, VALORES, ESTATÍSTICAS, FATOS OU LUGARES;

·          CAUSA E CONSEQUENCIA- INDICA AS CAUSAS DO FATO QUE ESTÁ EM DISCUSSÃO E APRESENTA CONSEQUÊNCIAS ;
·          EXEMPLIFICAÇÃO- USO DE EXEMPLOS, FATOS, ILUSTRAÇÕES QUE CONFIRMEM OS ARGUMENTOS; DADOS ESTATÍSTICOS E OUTROS- USADOS SEMPRE ARTICULADOS COM O TEMA E A TESE;
·          CITAÇÃO OU TESTEMUNHO- OPINIÕES SEMELHANTES A QUE SE QUER DEFENDER, EMITIDAS POR PESSOAS OU INSTITUÍÇÕES QUE SÃO AUTORIDADES NO ASSUNTO EM DISCUSSÃO.     

1.    ELABORE PROPOSTA DE INTERVENÇÃO OU CONSCIENTIZAÇÃO (CONCLUSÃO)-QUE ENVOLVA NÃO SÓ A SOCIEDADE CIVIL, GOVERNO, MÍDIA, MAIS TAMBÉM, O CIDADÃO COMUM;

AVALIAÇÃO DE UMA REDAÇÃO TEMA:
“UM NOVO OLHAR SOBRE O SUS”(ver texto)


AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS


Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita ;
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;  
Elaborar propostas de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos.






CRONOGRAMA DA OFICINA DE PORTUGUÊS/REDAÇÃO
NEJA – Francisco Ribeiro da Costa
28/08/2013
ORGANIZAÇÃO: PROFª MARIA JOSÉ E Mª DE FÁTIMA

HORÁRIO
ATIVIDADES
7: 30 às 7: 40

Acolhida-Dinâmica

7: 40 às 7: 50

VÍDEO DE MOTIVAÇÃO PESSOAL E REFLEXÃO

7: 50 às 8: 00

EXPLANAÇÃO SOBRE A COMPOSIÇÃO DE UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

8: 00 às 09h00min

VÍDEO ALGUMAS DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO;

9: 00 às 9: 30

EXPLANAÇÃO DE ALGUMAS AULAS RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS

10: 00 às 11h00min

PRODUÇÃO ESCRITA, TEMAS DIVERSOS.

11: 00 às 11: 05

AVALIAÇÃO DA OFICINA

11: 05 às 11: 30

LANCHE



OBS: MATERIAL: pincel para quadro branco, apagador, sala, câmera digital, papel ofício, lápis, borracha, Datashow, pendrive, etc.

AVALIAÇÃO PESSOAL DO ALUNO
I – OFICINA DE PORTUGUÊS/REDAÇÃO-28/08/2013

01. O desenvolver das atividades durante a OFICINA?
a.(    ) 25%
b.(    ) 50%
c.(    ) 75%
d.(    ) 100%

02. O material didático apresentado?
a.(    ) 25%
b.(    ) 50%
c.(    ) 75%
d.(    ) 100%

03. Quem ministrou a OFICINA (professor)?
a.(    ) 25%
b.(    ) 50%
c.(    ) 75%
d.(    ) 100%

04. O tempo de duração?
a.(    ) 25%
b.(    ) 50%
c.(    ) 75%
d.(    ) 100%

05. Seu aprendizado?
a.(    ) 25%
b.(    ) 50%
c.(    ) 75%
d.(    ) 100%

06. O seu percentual de estímulo?

a.(    ) 25%
b.(    ) 50%
c.(    ) 75%
d.(    ) 100%

07. Sua compreensão do conteúdo trabalhado?

a.(    ) 25%
b.(    ) 50%
c.(    ) 75%
d.(    ) 100%

08. O seu gostar da Disciplina (PORTUGUÊS)?

a.(    ) 25%
b.(    ) 50%
c.(    ) 75%
d.(    ) 100%

09. A influência da Português  no seu dia-a-dia?

a.(    ) 25%
b.(    ) 50%
c.(    ) 75%
d.(    ) 100%

10. A relação aluno – professor?

a.(    ) 25%
b.(    ) 50%
c.(    ) 75%
d.(    ) 100%

11. Dê uma sugestão para a próxima OFICINA DE PORTUGUÊS/REDAÇÃO?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário