LEIA A PROPOSTA COM MUITA ATENÇÃO!
1.
A
PROPOSTA DE REDAÇÃO DEVE RESPEITAR OS DIREITOS HUMANOS:
SELECIONE, ORGANIZE E RELACIONE DE FORMA COERENTE E COESA, ARGUMENTOS E FATOS
QUE DEFENDAM SEU PONTO DE VISTA;
2.
PREPARE
O TEXTO: DESPOIS DE TER LIDO E COMPREENDIDO BEM A PROPOSTA ESCREVA UM RASCUNHO OU UM ESQUEMA
DIVIDIDO EM TÓPICOS OU UMA ANOTAÇÃO DE PALAVRAS-CHAVE;
3.
ELABORE
A TESE: O OBJETIVO DE TEXTOS DISSERTATIVOS É CONVENCER O LEITOR
A CONCORDAR COM O PONTO DE VISTA EXPRESSO NA REDAÇÃO. PARA ISSO, ELABORE
ARGUMENTOS PARA DEFESA DESSA OPINIÃO, A QUAL CHAMAREMOS DE TESE. DECIDA QUAL
TESE VOCÊ QUER DEFENDER E DEIXA-A EXPLÍCITA EM SEU TEXTO-RECOMENDA-SE QUE SUA
TESE (ARGUMENTOS) SEJA EXPRESSOS LOGO NO PARÁGRAFO INTRODUTÓRIO, POIS É FUNÇÃO
DELE APRESENTAR AO LEITOR O ASSUNTO QUE SERÁ ABORDADO E O PONTO DE VISTA SOBRE
ESSE ASSUNTO;
4.
DESENVOLVA
SEUS ARGUMENTOS: SE NA INTRODUÇÃO EXPOMOS O TEMA (ASSUNTO) E A
TESE (PONTO DE VISTA), NOS PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO EFETUAREMOS NOSSA
ARGUMENTAÇÃO. A QUALIDADE DA ARGUMENTAÇÃO DEPENDERÁ DA ORGANIZAÇÃO E DA
INTERPRETAÇÃO DE INFORMAÇÕES, FATOS E OPINIÕES DIVERSOS QUE SERÃO UTILIZADADAS
NA DEFESA DE SUA TESE. ARGUMENTOS EMBASADOS
E RELACIONADOS COM O TEMA E A TESE. VOCÊ PODE FAZER:
·
ALUSÃO
HISTÓRICA, EXPLICAR UMA SITUAÇÃO
PRESENTE A PARTIR DE UM FATO PASSADO;
COMPARAÇÃO E
CONTRASTE- COMPARAR OU CONTRASTAR COMPORTAMENTO, VALORES, ESTATÍSTICAS, FATOS OU
LUGARES;
·
CAUSA
E CONSEQUENCIA- INDICA AS CAUSAS DO FATO QUE ESTÁ EM DISCUSSÃO
E APRESENTA CONSEQUÊNCIAS ;
·
EXEMPLIFICAÇÃO-
USO
DE EXEMPLOS, FATOS, ILUSTRAÇÕES QUE CONFIRMEM OS ARGUMENTOS; DADOS ESTATÍSTICOS
E OUTROS- USADOS SEMPRE ARTICULADOS COM O TEMA E A TESE;
·
CITAÇÃO
OU TESTEMUNHO- OPINIÕES SEMELHANTES A QUE SE QUER DEFENDER,
EMITIDAS POR PESSOAS OU INSTITUÍÇÕES QUE SÃO AUTORIDADES NO ASSUNTO EM
DISCUSSÃO.
1. ELABORE
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO OU CONSCIENTIZAÇÃO (CONCLUSÃO)-QUE ENVOLVA NÃO SÓ A SOCIEDADE CIVIL,
GOVERNO, MÍDIA, MAIS TAMBÉM, O CIDADÃO COMUM;
AVALIAÇÃO
DE UMA REDAÇÃO TEMA:
“UM
NOVO OLHAR SOBRE O SUS”(ver texto)
AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
|
||||
Demonstrar domínio da
norma culta da língua escrita ;
|
Compreender a proposta
e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
|
Selecionar, relacionar,
organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa
de um ponto de vista;
|
Demonstrar
conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da
argumentação;
|
Elaborar
propostas de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos
direitos humanos.
|
CRONOGRAMA DA OFICINA DE PORTUGUÊS/REDAÇÃO
NEJA – Francisco Ribeiro da Costa
28/08/2013
ORGANIZAÇÃO: PROFª MARIA JOSÉ E Mª DE FÁTIMA
HORÁRIO
|
ATIVIDADES
|
7: 30 às 7: 40
|
Acolhida-Dinâmica
|
7: 40 às 7: 50
|
VÍDEO DE
MOTIVAÇÃO PESSOAL E REFLEXÃO
|
7: 50 às 8: 00
|
EXPLANAÇÃO SOBRE A
COMPOSIÇÃO DE UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
|
8: 00 às 09h00min
|
VÍDEO ALGUMAS DICAS
PARA UMA BOA REDAÇÃO;
|
9: 00 às 9: 30
|
EXPLANAÇÃO DE ALGUMAS AULAS RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
|
10: 00 às 11h00min
|
PRODUÇÃO ESCRITA, TEMAS DIVERSOS.
|
11: 00 às 11: 05
|
AVALIAÇÃO DA OFICINA
|
11: 05 às 11: 30
|
LANCHE
|
OBS: MATERIAL:
pincel para quadro branco, apagador, sala, câmera digital, papel ofício, lápis,
borracha, Datashow, pendrive, etc.
AVALIAÇÃO PESSOAL DO
ALUNO
I – OFICINA DE
PORTUGUÊS/REDAÇÃO-28/08/2013
01. O desenvolver
das atividades durante a OFICINA?
a.(
) 25%
|
b.(
) 50%
|
c.(
) 75%
|
d.(
) 100%
|
02. O material
didático apresentado?
a.(
) 25%
|
b.(
) 50%
|
c.(
) 75%
|
d.(
) 100%
|
03. Quem ministrou a
OFICINA (professor)?
a.(
) 25%
|
b.(
) 50%
|
c.(
) 75%
|
d.(
) 100%
|
04. O tempo de
duração?
a.(
) 25%
|
b.(
) 50%
|
c.(
) 75%
|
d.(
) 100%
|
05. Seu aprendizado?
a.(
) 25%
|
b.(
) 50%
|
c.(
) 75%
|
d.(
) 100%
|
06. O seu percentual de estímulo?
a.(
) 25%
|
b.(
) 50%
|
c.(
) 75%
|
d.(
) 100%
|
07. Sua compreensão do conteúdo trabalhado?
a.(
) 25%
|
b.(
) 50%
|
c.(
) 75%
|
d.(
) 100%
|
08. O seu gostar da Disciplina (PORTUGUÊS)?
a.(
) 25%
|
b.(
) 50%
|
c.(
) 75%
|
d.( ) 100%
|
09. A influência da Português no seu dia-a-dia?
a.(
) 25%
|
b.(
) 50%
|
c.(
) 75%
|
d.(
) 100%
|
10. A relação aluno – professor?
a.(
) 25%
|
b.(
) 50%
|
c.(
) 75%
|
d.(
) 100%
|
11. Dê uma sugestão para a próxima OFICINA DE PORTUGUÊS/REDAÇÃO?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário