|
RELATÓRIO
OFICINA
DE PORTUGUÊS /REDAÇÃO
|
“A LINGUAGEM EM CONSTANTE CRIAÇÃO”
Diretora:
Maria
Soares Araújo Lucena
Coordenadora Pedagógica:
Aurissângela Alves de Lucena Melo
QUIXELÔ – CE
2013
RELATÓRIO
OFICINA DE PORTUGUÊS/REDAÇÃO
ORIENTADORAS:
MARIA JOSÉ DA SILVA
Mª DE FÁTIMA LIMA GOMES RODRIGUES
“O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim
pelas dificuldades que superou no caminho”.
No
dia 28 de Agosto de 2013 realizamos uma oficina de português/redação com todos
os alunos matriculados no semipresencial do ensino médio do NEJA inscritos no
ENEM-2013, com o objetivo de acompanhar e motivar os estudos dos alunos para o
Exame do ENEM, tirando dúvidas de algumas questões de provas anteriores,
explanando algumas dicas no bom desenvolvimento de um texto
dissertativo-argumentativo, aplicando simulados e produção de texto, onde os
alunos puderam escolher entre três temas: O casamento entre pessoas do mesmo
sexo, os desastres ambientais no mundo e A maioridade penal. Após produzirem os
textos os professores irão corrigir e anotar possíveis erros de ortografia,
gramática e coerência textual com o objetivo de ajudar os alunos a superar suas
dificuldades de produção. O
Encontro teve início às 07h30minhs com uma acolhida de boas vindas pela
Diretora do Núcleo Maria Soares Araújo Lucena e, em seguida, uma conversa com o
Secretário de Educação Francisco Héber da Silva sobre a importância do ENEM
para o vestibular, e algumas considerações em torno da nova metodologia de
avaliação do Exame, que é por habilidades e competências. “““ A professora Mª
de Fátima Lima Gomes Rodrigues desenvolveu uma dinâmica de motivação “Bingo da
Superação” onde a turma refletiu que todos são capazes de conseguir seus
objetivos, e como reflexão pra vida o vídeo” motivação e reflexão” onde mostra
que temos um caminho a trilhar que tem muitas dificuldades, obstáculos,
incertezas, porém nunca devemos desistir de nossos sonhos, nossos objetivos,
nossa vida. Logo após, a professora Maria José da Silva iniciou sua explanação
de algumas questões de provas anteriores, juntamente com os alunos lendo e
interpretando cada alternativa, onde se percebeu que na grande maioria vêm as
figuras de linguagem onde os alunos conheceram algumas delas, e tentaram
resolver um pequeno simulado para verem como estão seus conhecimentos a cerca
do Exame, trabalhou-se a interpretação de charges e foram colocadas algumas
sugestões de possíveis temas que poderão cair no Enem, por serem acontecimentos
atuais no mundo e Brasil, como: A crise nos transportes, A violência no
futebol, e As manifestações pelo Brasil, entre outros. Também foram sugestionados
alguns filmes como complemento aos estudos, que abordam períodos históricos que
aparecem com mais frequência na prova, analisando diferenças entre os hábitos
do presente e de outras épocas. Além de um vídeo “Algumas dicas para uma boa
redação”. Ao término, foram repassadas algumas informações básicas do dia da
prova, sobre a oficina de matemática em setembro, a frequência e avaliação onde
percebemos que atingimos mais de 75% de satisfação no desenvolvimento da
oficina. Como são alunos de diversas regiões, todos almoçaram antes de
retornarem as suas residências.
“Tanto
posso saber o que ainda não sei como posso saber melhor o que já sei”
Paulo
Freire
DIRETORA:
MARIA SOARES DE ARAÚJO LUCENA
COORDENADORA
PEDAGÓGICA: AURISSÂNGELA ALVES DE LUCENA MELO


Nenhum comentário:
Postar um comentário